Pages

quinta-feira, 29 de outubro de 2009

...E o diploma renasce!

O diploma continuará valendo, assim como o curso de Jornalismo no Brasil inteiro. O que a mídia anunciou foi o fim da obrigatoriedade, contudo o diploma ainda existe.
Na verdade há uma grande confusão acerca dessa história, já que o diploma tem seu devido valor, ele não deveria ser obrigatório?
Há um sentimento irrelevante de assim estar fortalecendo a democracia, de permitir a todos a liberdade de expressão. Paaaaaaaaare (!)
Ledo engano. Todo e qualquer cidadão tem o direito de opinar e de expressar, assim como de votar (eleger seus representantes políticos, etc...). Mas aqui estamos falando de exercer uma profissão.
Segundo o site do Jornal ‘O Globo’ a exigência do diploma vinha de um decreto-lei baixado pela Junta Militar que governava o Brasil em 1969, no auge da ditadura militar. Na época, era uma tentativa de dificultar a vida dos jornalistas sem o diploma que se manifestavam contra o regime. Segundo o jornal citado acima, em junho deste ano, o STF decidiu que essa legislação é totalmente incompatível com a Constituição de 88, por ir contra o princípio maior da tal liberdade de expressão. Em pleno século XXI se discutir sobre liberdade de expressão é meio fora do tom... (Mas isso já é uma opinião pessoal...)
Sendo assim, pode-se afirmar, contudo, que as empresas jornalísticas irão dar preferência para profissionais qualificados. As Organizações Globo e a Rede Record já deram este parecer.
Ao meu ponto de vista não mudou nada. Continuarei a cursar Comunicação Social, que é o dom que brota dentro de mim, sinto isso desde pequena, quando ainda morava em São Paulo, e passava de carro na marginal Tietê, em frente à Editora Abril, e com voz dócil e infantil dizia: “ Mamãe, queria tanto trabalhar aqui quando eu crescer!”. Mal sabia eu que já era a semente do jornalismo germinando dentro de mim.